Psicologia
A fim de articular critérios e propósitos compartilhados pelo Curso de Psicologia com a IES, cuja missão é promover o desenvolvimento e a excelência na formação e no aperfeiçoamento de profissionais nas diversas áreas de atuação, os quais sejam capazes de atender às demandas do mercado e às necessidades socioeconômicas, culturais e ambientais da sociedade em que se insere- o Projeto Pedagógico do Curso de Psicologia articula suas ações através de um processo interdisciplinar comprometido com a formação profissional de cidadãos que devem atuar como protagonistas e multiplicadores desse compromisso social.
Pelas características da região da Ibiapaba, o Curso buscará atender a uma vocação de servir à comunidade, ao promover formação profissional sensível a contextualização e proporcionar o permanente e efetivo envolvimento de professores e acadêmicos, através de programas e atividades desenvolvidas junto à comunidade a qual está inserido. Assim, o Curso de Psicologia da ViaSapiens transita pelas instâncias do ensino, da pesquisa e da extensão, articulando as linhas básicas de ação da IES e orientando-se por valores que resguardam os bens patrimoniais; reconhecendo a ética na prestação de informações como meta permanente.
DISCIPLINA |
Teor. |
Prat. |
Ext. |
Est. |
Fundamentos Históricos e
Epistemológicos da Psicologia |
60 |
0 |
0 |
0 |
Metodologia da Pesquisa |
60 |
0 |
0 |
0 |
Leitura e Produção de Textos |
30 |
0 |
0 |
0 |
Estatística |
30 |
0 |
0 |
0 |
Genética Humana |
30 |
0 |
0 |
0 |
Psicologia do Desenvolvimento I |
60 |
0 |
0 |
0 |
Filosofia |
60 |
0 |
0 |
0 |
Sociologia, Antropologia e Relações
Étnicas Raciais |
60 |
0 |
0 |
0 |
Neuroanatomia |
40 |
20 |
0 |
0 |
Psicologia do Desenvolvimento II |
60 |
0 |
0 |
0 |
Processos Psicológicos Básicos |
60 |
0 |
0 |
0 |
Prática Integrativa I (O campo de
atuação profissional) |
0 |
0 |
0 |
60 |
Psicanálise I |
60 |
0 |
0 |
0 |
Psicologia Comportamental I |
60 |
0 |
0 |
0 |
Teorias e Processos em Humanismo |
60 |
0 |
0 |
0 |
Psicologia do Desenvolvimento III |
60 |
0 |
0 |
0 |
Psiconeurofisiologia |
40 |
20 |
0 |
0 |
Prática Integrativa II (Psicologia e
saúde) |
0 |
0 |
0 |
30 |
Atividades Complementares I |
0 |
20 |
0 |
0 |
Psicanálise II |
60 |
0 |
0 |
0 |
Psicologia Comportmental II |
30 |
30 |
0 |
0 |
Teorias e Processos em Fenomenologia |
60 |
0 |
0 |
0 |
Psicologia Social I |
60 |
0 |
0 |
0 |
Ética, Direitos Humanos e Legislação
Profissional em Psicologia |
60 |
0 |
0 |
0 |
Fundamentos das Avaliações Psicológicas |
30 |
30 |
0 |
0 |
Prática Integrativa III (Psicologia
Escolar e do Trabalho) |
0 |
0 |
0 |
30 |
Atividades Complementares II |
0 |
20 |
0 |
0 |
Teorias da Aprendizagem |
60 |
0 |
0 |
0 |
Psicologia Social do Trabalho |
50 |
10 |
0 |
0 |
Psicologia Social II |
50 |
10 |
0 |
0 |
Métodos de pesquisa em Psicologia |
30 |
30 |
0 |
0 |
Técnicas Psicométricas e Projetivas |
30 |
30 |
0 |
0 |
Prática Integrativa IV (Psicologia
Social, do Esporte e Jurídica) |
0 |
0 |
0 |
30 |
Atividades Complementares III |
0 |
20 |
0 |
0 |
Teoria e Processos
Cognitivo-Comportamentais |
60 |
0 |
0 |
0 |
Psicologia e Gestão de Pessoas |
40 |
20 |
0 |
0 |
Psicopatologia I |
60 |
0 |
0 |
0 |
Psicologia da Saúde I |
50 |
10 |
0 |
0 |
Psicodiagnóstico |
30 |
30 |
0 |
0 |
Processo de aprendizagem |
60 |
0 |
0 |
0 |
Atividades Complementares IV |
0 |
40 |
0 |
0 |
Psicologia Comunitária |
40 |
0 |
0 |
0 |
Psicologia dos Grupos |
20 |
20 |
0 |
0 |
Psicologia da Saúde II |
40 |
20 |
0 |
0 |
Técnicas Psicoterápicas I |
50 |
10 |
0 |
0 |
Psicofarmacologia |
40 |
0 |
0 |
0 |
LIBRAS – Língua Brasileira de Sinais |
60 |
0 |
0 |
0 |
Práticas de Extensão I |
0 |
0 |
110 |
0 |
Psicopatologia II |
60 |
0 |
0 |
0 |
Técnicas Psicoterápicas II |
30 |
30 |
0 |
0 |
Avaliação Psicológica Aplicada a
Clínica I |
30 |
30 |
0 |
0 |
Orientação e Aconselhamento
Psicológico |
20 |
10 |
0 |
0 |
Saúde Mental e Políticas Públicas |
40 |
20 |
0 |
0 |
Estágio Supervisionado Básico |
0 |
0 |
0 |
230 |
Práticas de Extensão II |
0 |
0 |
110 |
0 |
Avaliação Psicológica Aplicada a
Clínica II |
30 |
30 |
0 |
0 |
Psicossomática e Intervenções em
Crises |
40 |
20 |
0 |
0 |
TCC I |
0 |
60 |
0 |
0 |
Estágio Supervisionado Específico I |
0 |
0 |
0 |
250 |
Práticas de Extensão III |
0 |
0 |
110 |
0 |
Avaliação Psicológica Aplicada à
Psicologia do Trabalho |
30 |
30 |
0 |
0 |
Psicologia e práticas em educação |
30 |
30 |
0 |
0 |
Psicologia e práticas sociais |
30 |
30 |
0 |
0 |
Estágio Supervisionado Básico |
0 |
0 |
0 |
230 |
Práticas de Extensão II |
0 |
0 |
110 |
0 |
Psicologia do Esporte |
40 |
20 |
0 |
0 |
Psicologia Jurídica |
40 |
20 |
0 |
0 |
Estudos avançados em intervenção
psicossocial |
60 |
30 |
0 |
0 |
TCC I |
0 |
60 |
0 |
0 |
Estágio Supervisionado Específico I |
0 |
0 |
0 |
250 |
Práticas de Extensão III |
0 |
0 |
110 |
0 |
TCC II |
0 |
60 |
0 |
0 |
Empreendedorismo |
30 |
0 |
0 |
0 |
Estágio Supervisionado Específico II |
0 |
0 |
0 |
250 |
Práticas de Extensão IV |
0 |
0 |
110 |
0 |
Disciplinas optativas |
180 |
0 |
0 |
0 |
Iratan Bezerra de Sabóia
Psicólogo
Especialista em Recursos Humanos pela UVA
Mestre em Psicologia pela UFC
Doutor em Psicologia pela UFC
Com experiência de mais de 15 anos na docência atua também como consultor na área de gestão.