Nutrição

De acordo com as Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs)  Curso de Graduação em Nutrição e as atribuições do nutricionista estabelecidas pelo Conselho Federal de Nutrição (CFN), o perfil desejado do egresso é formar um profissional que atue na prevenção, promoção e  recuperação da saúde, através de orientações em relação às práticas da alimentação saudável, com formação generalista, humanista e crítica em todas as áreas do conhecimento de alimentação e nutrição humana, pautado em princípios éticos com reflexões sobre a realidade econômica, política e cultural.

A Lei nº 8.234/1991 regulamenta a profissão e estabelece as atividades privativas do nutricionista. A Resolução CFN nº 600/2018 dispõe sobre as áreas de atuação, atividades obrigatórias e complementares, que juntamente com o Código de Ética e de Conduta do Nutricionista (Resolução CFN nº 599/2018), orienta a atuação do nutricionista no desenvolvimento das atividades em cada área, determinados em três pilares: alimentação coletiva, saúde coletiva e nutrição clínica, abrangendo todos os ciclos de vida: gestante, nutriz, infância, adolescência adulto e idoso com suas características fisiológicas individuais de crescimento, desenvolvimento e manutenção da saúde. Dentre outras atribuições:

– Desenvolver ações de prevenção, promoção, proteção e reabilitação da saúde, tanto em nível individual quanto coletivo.

– Respeitar os mais altos padrões de qualidade e dos princípios da ética e bioética.

– Avaliar, sistematizar e decidir as condutas apropriadas, visando o uso adequado da força de trabalho, de equipamentos, de procedimentos e de práticas.

– Gerenciar e administrar, tanto a força de trabalho quanto os recursos físicos e materiais, sendo capaz de assumir liderança em equipes de saúde ou mesmo enquanto gestor ou empregador.

– Aprender continuamente, seja na sua formação ou ainda na sua prática, tendo a responsabilidade e o compromisso com a educação e o treinamento das futuras gerações de profissionais, transmitindo conhecimentos e propiciando condições para o confronto da teoria com a prática.

– O currículo do curso permite a integração entre as ciências exatas, biológicas e da saúde, humanas e sociais, despertando, já nos primeiros períodos da faculdade, o interesse para o desenvolvimento de competências e habilidades gerais, recebendo informações sobre os princípios e fundamentos da profissão, ressaltando sua importância, a responsabilidade do papel social e o compromisso com a cidadania.