CPA - Comissão Própria de Avaliação

CPA - COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO

APRESENTAÇÃO

A Comissão própria de autoavaliação (CPA) é um órgão criado pela Lei SINAES (Lei 10.861 de 2004, Art. 11) que tem como função coordenar e articular o processo interno de avaliação das instituições, sua autoavaliação; sistematizar e disponibilizar informações solicitadas pelo INEP/MEC, no âmbito da avaliação e manutenção do cadastro das IES brasileiras.

O SINAES integra três modalidades principais de instrumentos de avaliação, aplicados em diferentes momentos:

  1. Avaliação das Instituições de Educação Superior: Autoavaliação (CPA) e Avaliação Externa;
  2. Avaliação dos Cursos de Graduação;
  3. Avaliação do Desempenho dos Estudantes (ENADE).

No âmbito institucional, a avaliação da Instituição deve ser realizada com o objetivo de identificar seu perfil e a qualidade de sua atuação, levando em conta que se deve cumprir um planejamento em que foram estabelecidas metas, políticas e ações delas derivadas. A autoavaliação é aplicada continuamente com envolvimento de toda a comunidade acadêmica, de forma que sejam apontados o que deve ser modificado, contribuindo com o processo de aprimoramento constante para o planejamento da IES.

Com o objetivo de responder a demanda disposta na Legislação, a Faculdade ViaSapiens, constituiu no ano de 2018, a Comissão Própria de Avaliação com as funções de coordenar e articular seu processo interno de avaliação. A CPA está cadastrada no Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) e está composta por representantes de todos os segmentos da comunidade acadêmica e da sociedade civil organizada. Ela atua com autonomia em relação a conselhos e demais órgãos colegiados existentes na instituição de educação superior.

A comissão de avaliação desenvolveu a sua sistemática, obrigatoriamente, à luz dez dimensões institucionais previstas no SINAES:

  1. Missão e plano de desenvolvimento institucional;
  2. Política para o ensino, a pesquisa, e a extensão;
  3. Responsabilidade social;
  4. Comunicação com a sociedade;
  5. Políticas de pessoal;
  6. Organização e gestão da instituição;
  7. Infraestrutura física;
  8. Planejamento e avaliação;
  9. Políticas de atendimento aos estudantes e;
  10. Sustentabilidade financeira.

O objetivo da autoavaliação da ViaSapiens é identificar as condições do ensino, da pesquisa, da extensão e da gestão, suas potencialidades e fragilidades.

Os resultados do processo de autoavaliação, consolidados em um relatório, representam importante subsídio para que a instituição execute ações para corrigir as fragilidades e manter as potencialidades identificadas, com vistas à melhoria da sua qualidade.

A CPA da Faculdade ViaSapiens a conta com a participação de representantes dos diferentes segmentos da comunidade acadêmica e da sociedade civil organizada sendo composta pelos seguintes membros:

Kelma Costa de Souza – Presidente da CPA
Luciano Sotero Teles – Representante da Sociedade Civil
Eliete Oliveira Monte – Representante do Corpo Técnico-Administrativo
Anderson de Oliveira Sousa – Discente
Iara Tâmara Pessoa Paiva – Docente

RELATÓRIO CPA – 2020