CPA - Comissão Própria de Avaliação
CPA - COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO
APRESENTAÇÃO
A Comissão própria de autoavaliação (CPA) é um órgão criado pela Lei SINAES (Lei 10.861 de 2004, Art. 11) que tem como função coordenar e articular o processo interno de avaliação das instituições, sua autoavaliação; sistematizar e disponibilizar informações solicitadas pelo INEP/MEC, no âmbito da avaliação e manutenção do cadastro das IES brasileiras.
O SINAES integra três modalidades principais de instrumentos de avaliação, aplicados em diferentes momentos:
- Avaliação das Instituições de Educação Superior: Autoavaliação (CPA) e Avaliação Externa;
- Avaliação dos Cursos de Graduação;
- Avaliação do Desempenho dos Estudantes (ENADE).
No âmbito institucional, a avaliação da Instituição deve ser realizada com o objetivo de identificar seu perfil e a qualidade de sua atuação, levando em conta que se deve cumprir um planejamento em que foram estabelecidas metas, políticas e ações delas derivadas. A autoavaliação é aplicada continuamente com envolvimento de toda a comunidade acadêmica, de forma que sejam apontados o que deve ser modificado, contribuindo com o processo de aprimoramento constante para o planejamento da IES.
Com o objetivo de responder a demanda disposta na Legislação, a Faculdade ViaSapiens, constituiu no ano de 2018, a Comissão Própria de Avaliação com as funções de coordenar e articular seu processo interno de avaliação. A CPA está cadastrada no Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) e está composta por representantes de todos os segmentos da comunidade acadêmica e da sociedade civil organizada. Ela atua com autonomia em relação a conselhos e demais órgãos colegiados existentes na instituição de educação superior.
A comissão de avaliação desenvolveu a sua sistemática, obrigatoriamente, à luz dez dimensões institucionais previstas no SINAES:
- Missão e plano de desenvolvimento institucional;
- Política para o ensino, a pesquisa, e a extensão;
- Responsabilidade social;
- Comunicação com a sociedade;
- Políticas de pessoal;
- Organização e gestão da instituição;
- Infraestrutura física;
- Planejamento e avaliação;
- Políticas de atendimento aos estudantes e;
- Sustentabilidade financeira.
O objetivo da autoavaliação da ViaSapiens é identificar as condições do ensino, da pesquisa, da extensão e da gestão, suas potencialidades e fragilidades.
Os resultados do processo de autoavaliação, consolidados em um relatório, representam importante subsídio para que a instituição execute ações para corrigir as fragilidades e manter as potencialidades identificadas, com vistas à melhoria da sua qualidade.
A CPA da Faculdade ViaSapiens a conta com a participação de representantes dos diferentes segmentos da comunidade acadêmica e da sociedade civil organizada sendo composta pelos seguintes membros:
Kelma Costa de Souza – Presidente da CPA
Luciano Sotero Teles – Representante da Sociedade Civil
Eliete Oliveira Monte – Representante do Corpo Técnico-Administrativo
Anderson de Oliveira Sousa – Discente
Iara Tâmara Pessoa Paiva – Docente